Ads

Tecnologia do Blogger.

sábado, 23 de maio de 2009

Mamíferos Marinhos – Falsa Orca

Pablo Passera en kayak con falsas Orcas en Península ValdésHá um ano o Vulcão Chaitén, no Chile, expediu uma densa nuvem de gases de 25 quilômetros de altura, que foi sendo levada pelos ventos do oeste em direção leste sobre a Patagônia Argentina; as cinzas chegaram até a África. Na costa de Chubut, exatamente na Baía de Puerto Pirámides, no Golfo Novo, invadida por esta atmosfera, apareceu, de forma repentina, um grupo de aproximadamente 150 Falsas Orcas (Pseudorca Crassidens) e Golfinhos Nariz-de-Garrafa (Tursiops Trucatus), marcando um fato atípico. O grupo era composto por mães e crias de ambas as espécies e foram observados nadando de um lado para o outro, em círculos e sem direção durante 4 dias na Baía de Puerto Pirámides.
kayak con falsas Orcas en Península Valdéskayak con falsas Orcas en Península ValdésA falsa Orca é uma espécie pouco conhecida e de repente é vista, pela primeira, vez em um grupo tão numeroso nestas costas da Península Valdés. Uma das teorias que nos levou a associar estes dois fatos atípicos à mesma causa, é que estes incríveis cetáceos da família dos delfinídeos usam a ecolocalização e o magnetismo como forma de orientação e essa imensa nuvem que cobria além do horizonte em qualquer direção, continha grande quantidade de quartzo e outros minerais, o que poderia afetar seu radar biológico e dificultar a navegação destes animais.

kayak con falsas Orcas en Península ValdésConversando com Doug, da National Geografic Society, e vendo estas fotos que postamos, ele nos contava que a única vez que havia visto falsas Orcas na zona da Califórnia, foi há mais de 10 anos, quando um vulcão também tinha entrado em erupção, criando uma situação similar nas costas da região; um maior acento à teoria magnética de navegação.

Falsas Orcas en la Bahia de Puerto PirámidesAs Falsas Orcas são animais que vivem nos oceanos, ariscas aos barcos, o que dificulta sua avistagem, porém em lugares como a Ilha Cebu, nas Filipinas, a famosa costa leste da Austrália, o Caribe Oriental e o Havaí são lugares onde as Orcas aparecem com maior freqüência.
Por sorte, ao amanhecer do quinto dia, as orcas já não foram mais vistas e não foi registrado nenhum encalhamento.

Falsas Orcas en la Bahia de Puerto Pirámides

Graças a Pablo Passera, experiente guia de caiaque, que veio à Pousada Ecológica e nos convidou para remar, tivemos a sorte de estar flutuando enquanto este grupo de Falsas orcas visitava nossas águas. Uma experiência única e inesquecível.

Aqui podem ver dois vídeos filmados nesses dois dias por Segundo Serrato e Daniel Casielles, mais conhecido em Puerto Pirámides como “Pulpo”, não percam!